* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Bijuteria e Acessórios Feitos à Mão * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

UM MUNDO ENCANTADO E FEMININO, ONDE CADA PEÇA É FEITA COM TODO O CARINHO QUE CADA MULHER MERECE!

* * * * * * * * * * * * * * * * * Informações e Encomendas para
helena.coisasdemulher@gmail.com * * * * * * * * * * * * * * * * *



27.6.07

Esclarecimento...

.
.....Este post visa esclarecer alguma confusão que se gerou ontem, por causa de um comentário que deixei no blog de uma menina com o mesmo nome que eu, a Helena do Xerangas, que apesar deste pequeno episódio, é uma pessoa cujo trabalho muito admiro e continuo a visitar com todo o gosto.
.....Fi-lo devidamente identificada, porque sou directa e honesta e não concordo com comentários anónimos, que muitas pessoas cobardes se divertem a fazer.
.....No meu comentário dizia que não achava correcto por parte da Helena, ter postado 3 colares feitos com peças copiadas de outras meninas. Não me referia só à flor de fita que ela fez, mas principalmente, e foi isso que me levou a fazer tal comentário, às várias peças de Fimo, cujos originais são da Susana do blog BokwusCrafts.
.....Acho muito sinceramente, que quando existem peças características e originais de determinada pessoa, não devemos banalizá-las.
.....Fazendo isso, estamos a pôr em causa a originalidade e a identidade desse blog e respectivo autor.
.....Porque se nos pusermos todos a fazer o que os outros fazem, e a copiar as suas peças, não há nada de novo para ir vendo, nada que nos desperte interesse neste ou naquele blog, porque é tudo igual.
.....Ainda que muitas digam e com razão, que não há duas peças iguais. Mas é como nas marcas, há pormenores que distinguem uma marca de outra.
.....Acho que cada pessoa tem direito à sua identidade e às suas características, e a originalidade de cada um deve ser preservada e respeitada.
.....E por causa de muitas vezes não haver esse respeito, várias são as meninas que têm confessado que já pensaram em deixar de mostrar as suas peças, que com tanto gosto fazem.
.....Conheço uma, que o fez mesmo.
.....E uma coisa são os moldes e os esquemas que são públicos e estão à vista de todos para quem quiser fazer igual. Outra são os pormenores únicos, as peças inventadas de origem, as características próprias de cada artesão ou artesã.
.....Uma coisa são as fontes de inspiração, outra o reproduzir peças idênticas.
.....Atenção, que fique bem claro, acho que a partilha e a amizade que existe entre todas nós deve ser alimentada e continuada, sempre. Mas também acho que não devemos por isso deixar de nos respeitarmos e ao trabalho de cada um.
.
.....De ontem para hoje fui alvo de vários comentários anónimos (que pôr lá um nome qualquer sem link não vale de nada) na caixinha aqui ao lado.
.....Fui acusada de inveja, de querer as atenções todas para mim, de me julgar mais que os outros, e até de eu própria copiar peças de outros blogs (há-de me dizer que peça e de que blog).
.....Esta pessoa, para além de ser falsa e cobarde, deve ser alguém muito frustrado, talvez ressentida com algum comentário que não gostou, e que em vez de comentar como as pessoas normais, vem depois fazer esta triste figura...
.....1º - Se eu fosse invejosa não passava a vida a enviar esquemas e moldes por correio, a tantas pessoas que mos pedem. Nem respondia a tantos e-mails, de pessoas que diáriamente me pedem explicações e ajuda com isto ou com aquilo. Nem enviava tantas lembranças a meninas, pelo puro prazer de dar.
.....2º - Não me julgo mais que ninguém, acho que sou até bem pequenina à vista de tantos talentos que por aí andam. Sou é muito feliz e o meu blog é um sucesso, se calhar é esse o motivo de tanta inveja...
.....3º - Tomara eu ter tempo para pôr em prática todas as minhas idéias, quanto mais andar a copiar as dos outros...
.
.....Concluindo... Meninas, há tantas possibilidades na bijuteria, tantos materiais ao nosso alcance. Façam coisas originais, definam o vosso estilo e divirtam-se! Muito!
.....Porque só quem realmente ama o Artesanato, sabe como nos dá gosto experimentar, criar, inventar e reinventar.
.....E os blogs são mais um meio à nossa disposição, para darmos a conhecer a nossa arte e ao mesmo tempo conviver e fazer amizades.
.....E grandes amizades se fazem através dos blogs!
.....Sejam felizes!

36 comentários:

filipa disse...

Helena.. eu acho que bem que exponhas aqui tudo aquilo que mexe com essa cabecinha.. eu tb sou assim, e gosto de dizer tudo o que me vai na alma.. quanto ao que aconteceu, e que acontece cada vez mais, nem sei o que te diga.. eu acho que já me deixei de peropcupar.. se quiserem inspirar-se nas minhas peças e copiarem algo que faço, até me deixa mais orgulhosa, mas tenho de ser sincera, que quando me deparo com situações idênticas (porque já me aconteceu, mas nunca falei do assunto e deixei passar) fico um bocadinho "raivática" e a pensar: ora eu criei isto e agora outra menina faz igual ou parecido.. mas olha, também te digo.. eu já fiz coisas que nunca vi em lado nehum, mas não tenho a certeza absoluta se já existem ideias iguais.. provavelmente, sei lá.. pelo mundo fora... :)

Por isso Helena, não te enerves, os teus trabalhos são lindos e o blog é realmente um sucessoi devido a isso mesmo.. Não conheço muitos blogs que tenham em cada post cerca de 30 a 50 comentários!!! E ainda bem! Desejo-te o melhor, tu sabes disso.. e continua!

Vou visitar o teu blog sempre porque ès fonte de inspiração também para mim!

E já agora.. o que mais irrita são os comentários maus de certas pessoas.. uma coisa posso garantir: A Helena é daquelas amigas que dão o mundo e o outro.. que gostam de ver o que é bonito e que gostam de criar pela sua cabeça.. isso eu tenho a certeza! Invejosa é coisa que ela não é!

Beijinhos grandes e força.. :)
*Filipa*

iPa disse...

Estive um pouco a leste desta confusão toda.. mas li as tuas palavras e concordo plenamente com tudo o que disseste. E é por isto tudo e muito mais, pela tua sinderidade e honestidade que és tão querida perante todos e o teu blog tem tanta aderência, pois os teus traabalhos por tão perfeitos que são fazem pessoas como eu, prenderem-se a este teu espaço.
um beijinho*Filipa

Rute Jacinto disse...

Olá Helena! Acho que agiste bem. Todas nós passeamos pelos blogs umas das outras, para ver, para inspirar, para incentivar, para congratular, enfim... participar activamente neste mundo que é a nossa querida blogosfera.
Do que tenho visto, és uma pessoa justa, amiga e muito correcta. Como já disse tantas vezes és uma artista de verdade e mais do que isso és uma pessoa de carácter verdadeiro.

Acho muito bonito da tua parte esclareceres aqui publicamente um mal entendido destes sem razão de ser!

Só mais uma coisa: concordo contigo, com a imaginação que demonstras, não me parece que seja necessário copiares coisas!

Parabéns mais uma vez!

Também preciso de uma ajudinha... Depois mando-te um mail com mais tempo. Só queria mesmo deixar-te aqui umas palavrinhas!

Muitos beijinhos
Rute
http://rivbiju.blogspot.com/

Anónimo disse...

Olá Adoro os teius trabalhos a tua originalidade é inconfundivel
de certeza que isto foi um mal entendido.
Espero que fique tudo bem!

beijocas

patricia

Anónimo disse...

Falou e disse muito bem! Só acrescentaria o seguinte: seria de muito bom tom que sempre que uma peça tenha sido inspirada em alguma outra específica, que isso se indicasse no post e fossem dados os devidos créditos a quem os merece. Isto para já não falar das peças que se usam para o fazer... sendo peças de autor, tb deveriam ser anunciadas como tal.

Também não gosto de ver cópias e imitações. Uma coisa que me irrita solenemente (e desculpem-me as fãs), são as coisas que se fazem com a Hello Kity (n sei se está bem escrito) e outros bonecos de marca registada. Eu acho-a muito fofa. Mas que necessidade há de a pintar e colar e copiar por todo o lado? Que se inventem novos bonecos e desenhos! Ou que se use o abstrato!

olharbiju disse...

Olá minha querida Helena.
Espero sinceramente que com todos estes eslarecimentos e também o que a Helena de xerangas escreveu,tudo fique resolvido.
Penso que as(ou a pessoa)pessoas que se divertiram a deixar comentários desagradáveis parem por aqui e vos deixem,neste caso, às duas,continuarem a fazer com muita dedicação as vossas maravilhosas criações.
Um grande abraço com muito carinho
olharbiju

Tânia Martinho disse...

Olá Helena!
Apesar de não te conhecer acho que como tu dizes qualquer pessoa que crie algo seu fica irritada e chateada quando andam literalmente a copiar as suas coisas. No entanto, acho que como em tudo na vida, não nos devemos deixar atingir por este tipo de coisas, mas continuar a criar e ser feliz com isso. Tal como muitas outras, muitas vezes também procuro não colocar muitas fotos no blog, pelos motivos que indicaste.
Gosto bastante do teu blog, e adoro dar uma espreitadela sempre que posso para ver as novidades, que acho verdadeiramente deliciosas!! Continua!!
Jokinhas Kidas,

Tânia

Anónimo disse...

cara helena

Desejo-te tudo de bom e muita força para ultrapassar isto, tu és sem dúvida excepcional no que fazes,e uma fonte de inspiração adoro todos os teus trabalhos.

beijos e bons trabalhos

nani disse...

Olá Helena.
Concordo contigo, cada peça tem um pouco de quem a faz e "supostamente" da nossa imaginação.

Quero dizer te que sempre que vou ver como está o meu blog de seguida visito o teu, pk estou sempre à espera de ver qual a tua ultima ideia que de certo é brilhante.
Por isso não te chateies que não vale apena. Jinhos da Nani

Faty disse...

Ola amiga


O teu blog é um dos melhores que andam por ai e como tu ninguem faz trabalhos tão perfeitos e belos , todos os dias venho aqui e penso :
tanta inspiração tem esta mulher .
Até me babo so de ver os teus lindos trabalhos .
Eu detesto confusão e comentarios maldosos e fico bué irritada com a inveja das outras pessoas e tb já me apercebi k mta gente copia as tuas ideias mas tb penso k não é por mal e estamos sempre sujeitas a sermos copiadas ...
O teu blog é mto inspirador e mtas vezes penso em meter fitinhas de lado nos meus fios mas penso sempre assim : a ideia é da Helena e eu não vou copiar .
Eu adoro fazer tudo sozinha e levo as peças e faço planos mas sem ir a net pq eu não preciso de copiar ideias .
Faço os meus colares por mim mesma e sozinha sem pc e sem people por perto .
Detesto fazer peças em casa e faço a maior parte delas no meu emprego e lá não tenho computador ... quando faço em casa a minha mãe anda sempre perto de mim e por vezes foge-me a inspiração .

Não ligues a certas pessoas e o melhor é ignorar ... pq senão essa pessoa não te larga .


Continua como sempre mto inspirada e cheia de ideias .

Hoje de manhã mandei te a minha parte da troca e espero k gostes de tudo .


milhões de beijocas pra ti .

Unknown disse...

Olá =)
Como disse a Ipa ando um bocado a leste disto tudo também, mas pelo que me apercebi é um grande mal entendido e certas pessoas levaram isso para o mal.
Tudo o que disseste é verdade e disseste muito bem.
Adoro tudo o que fazes e a enorme originalidade que tens em produzir todos os colares. É verdade quando dizes que quem gosta mesmo disto, gosta de inventar e exprimentar tecnicas e materiais novos.
Só com alguns comentarios de muito mau gosto levam a estas coisas sem graça nenhuma.

Penso que todas gostamos dos trabalhos umas das outras, e que o que menos queremos é copiar coisas. Mas claro que havera sempre coisas parecidas mas nunca iguais, pois cada uma de nós tem as suas caracteristica.
Espero que tudo acabe bem.

Quanto a mim , vou continuar a visitar-te e a elogiar-te pois adoro o teu trabalho. Parabéns e continua =)

Um beijinho grande*

Anónimo disse...

Bem amiga... passei por aqui para ver as novidades e deparei-me com esta confusão toda!
Mas concordo a 100% com o que disseste, espero que com o teu esclarecimento e o da Helena Xerangas fique tudo em pratos limpos.
E amiga, não ligues a estes comentários infelizes de pessoas que não têm mais nada pra fazer e têm inveja do que de bonito e original aparece por aqui :)
Felizmente tens muitas pessoas que gostam, admiram e sabem dar o devido valor os teus trabalhos e às tuas criações!

Bjinhos grandes
Sandra

katy disse...

Amiga ola parece que ultimamente estes comentarios anonimos tem sido moda, tenho andado um pouco afastada mas sempre que posso passo para ver as vossas obras de arte, que eu adoro e tu sabes bem que adoro o teu blog tens coisas lindissimas adorava te.las todas para mim, mas nao pode ser!mas o melhor que podemos fazer com esses cobardes de comentarios anonimos é nem dar importancia pois sao pessoas que lhes falta alguma coisa ou tem inveja dessa veia de artista!Por isso amiga continua com esse blog com essas coisas lindas que tanto gostamos de ver e é um desperdicio se nao as publicares para nos vermos !Força amiga estou aqui para te apoiar!beijossssssss

beckybloom disse...

Toda a gente precisa de se inspirar em algo nem que seja na natureza...O teu trabalho e sucesso mexe com muitas meninas,por isso considera este episódio como mais uma vitória!

O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.
(Aristóteles)

Beijos e força!

beckybloom

beckybloom disse...

Toda a gente precisa de se inspirar em algo nem que seja na natureza...O teu trabalho e sucesso mexe com muitas meninas,por isso considera este episódio como mais uma vitória!

O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.
(Aristóteles)

Beijos e força!

beckybloom

beckybloom disse...

Toda a gente precisa de se inspirar em algo nem que seja na natureza...O teu trabalho e sucesso mexe com muitas meninas,por isso considera este episódio como mais uma vitória!

O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.
(Aristóteles)

Beijos e força!

beckybloom

Corteygrif disse...

OLA HELENA LAMENTO MUITO O Q TE ESTÁ A PASSAR,INFELIZMENTE Ñ É SÓ CONTIGO,ISTO DE DAR OS CRITERIOS AS PESSOAS ESTA A GERAR UMA CERTA CONFUSÃO AQUI PELOS BLOGS,ACHO BEM O TEU COMENTARIO,TBM ACHO QUE AS PESSOAS DEVEM SER ORIGINAIS NO QUE FAZEM,OU SE Ñ DEVEM AO MENOS DIZR DE ONDE TIRARAM A CREATIVIDADE,NESTE CASO ACHO QUE DEVE SER UM MAL ENTENDIDO,A XERANGAS FOI MUITO SIMPATICA EM DEDICAR OS MERITOS DOS COMENTARIOS A VOÇES,ACHO QUE Ñ OUVE MALDADE NISSO.NO GERAL É CHATO AS PESSOAS CRIAREM IDEIAS ORIGINAIS E DEPOIS ESSAS IDEIAS APARECEM NOUTROS BLOGS,E ESSAS PESSOAS RECEBEM COMENTARIOS,SOBRE ORIGINALIDADE,TALENTO,RAPIDEZ,QUANDO SÓ TIVERAM O TBL DE COPIAR E FAZER PEQUENAS ALTERAÇÕES,DIGO ISTO PQ ME ACONTECEU O MESMO,FIZ 2 COLLARES NO MES DE MAIO,POSTAGEM-012 E A -014 QUE FORAM COPIADOS,A UNICA ALTERAÇÃO QUE A PESSOA FEZ FOI POR UMAS MISSANGAS NUMA,E NA OUTRA POS UMAS FOLHAS NAS FLORZINHAS,SÓ POR ISSO A PESSOA RECEBEU MAIS COMENTARIOS QUE EU QUE TIVE A IDEIA ORIGINAL,ISSO É MUITO CHATO,EU Ñ TENHO NADA CONTRA O COPIAR AGORA Ñ MENCIONAR DE ONDE TIROU A IDEIA ACHO MAL.QD UM TBL ME PARECE FAMILIAR EU REPARO LOGO NA DATA DAS POSTAGENS E DAI DA PRA VER QUE TIROU A IDEIA DE QUEM,GOSTO MUITO DO TEU TBL PELA ORIGINALIDADE E POR ISSO PASSO MUITA VEZ POR AQUI,OS BLOGS TEM QUE VARIAR UM POUCO COMO TU DIZES ISTO SERIA MUITO ABORRECIDO SE FOSSE TUDO IGUAL,TAMBEM GOSTO MUITO DOS TBL DA XERANGAS,VOU CONTINUAR A VER AS DUAS,ISTO FOI DE CERTEZA UM PEQUENO MAL ENTENDIDO.BOAS INSPIRAÇÕES PRAS DUAS BJS

Boneca de Trapo disse...

Olá Helena...
As tuas palavras são uma lição de vida...só espero que sirvam para muito boa gente aprender qq coisa...porque este mundo dos blogs é tão bonito (e eu não estou cá há muito tempo)...mas em como todos os sitios existe sempre uma ovelha negra...pode ser que esta ovelha negra ganhe algumas das cores alegres que temos nos nossos blogs...hihihi...já que passa tanto tempo a ver e a compará-los...
Quanto aos teus trabalhos...acho que este contador sempre em movimento diz tudo...palavras para quê???
Eu não te conheço pessoalmente mas tal como já tive oportunidade de te dizer, acho que és uma grande mulher, com um grande coração, uma grande amiga...e isso para ti devia ser o mais importante...quem gosta de ti...

Beijoca
Vânia

Anónimo disse...

Querida Helena...
Eu fiquei chocada com os comentarios que estão na caixinha azul...
Mas acho que tudo isto tem uma explicação, porque aposto que não deve haver ninguém que não gostasse de ter a tua criatividade. Acho que todas nós te invejamos, mas uma inveja saudavel, claro está! Uma inveja que se torna em admiração, em orgulho e vontade de ser como tu.
E acho que fizeste muito bem ao comentar no outro blog, assumindo a tua identidade, porque há muita gente que o faz encondendo-se atras de nomes falsos.
Sabes que mais?
O teu blog é um SUCESSO, e isso faz muita confusão a muita gente!...

Beijinhos e continua a fazer os teus trabalhinhos lindos!
Falem o que falarem, nós estamos sempre contigo*

Elisabete disse...

Olá Helena!

As minhas palavras hj são mais de apoio e carinho, para te dizer que admiro os teus trabalhos e acho q és uma pessoa com um coração grande e sempre pronta a ajudar! Digo isto por experiência própria, pois tantas vezes pedi-te ajuda e tu sempre pronta a ajudar-me, e disponibilizando-te tb para mais uns conselhos, e ... sem me conheceres nem ao meu blog!!!!!!!!!
Acerca deste episódio triste, dos comentários maldosos q te deixaram nos recados, acho que as meninas que já comentaram este teu post já disseram tudo e mto bem dito! Apenas acrescento duas coisas, n sei se alguém falou nelas, uma, q já disse tb nos recadinhos, Helena n vale a pena dares resposta aquelas provocações e acho q nós, também n devemos dar, pois pessoas como aquelas (a) merecem todo o nosso desprezo! Se elas (a) virem que nem resposta lhe dão, das duas uma, ou fazem a festa sozinhas (a) ou então "calam-se"! acho um triste espectaculo, alguem submeter-se aquele papel de bobo da corte!!!! A segunda coisa que quero dizer é q as amigas n servem só para dizer q os nossos trabalhos são lindos, fantásticos e amorosos e originais, as amigas tb servem para nos "puxarem as orelhas" qdo é necessário!!!!

Bem já me alonguei mto, e nem era o q eu pretendia!!!!!

Apenas acrescento, q de facto o teu blog é um sucesso!!!! E eu sou fã dos teus trabalhos!!!!

Beijinhos!!!!!!

Anónimo disse...

Olá Helena!Não,vale a pena tanta chatice!As pessoas podiam era serem mais sinceras...não usarem nomes falsos ou anônimos,e também todos os dias a dizerem as mesmas coisas é muito feio!!Eu,gosto muito do trabalho das duas,e cada uma tem o seu estilo!MENINAS,deixem-se de recados tão feios,porque já parece uma peixeirada!!!
Todos os blogs tem mérito,uns mais e outros menos mas todos tem!A vida são dois dias...por isso não intressa tanta chatice né?!Beijinhos
MILA.

♥Bazar da Tralha♥ disse...

tive um ataque de curiosidade e fui la ver...
realmente,tao mt identicas...
eu sei que as x temos uma branca e as ideias nao aparecem mas dai a ir buscar as ideias dos outros...sei que ao termos um blog corremos esse risco mas é um agrande falta de cha... se nao ha imaginaçao nao se metam nisto...
mas nao vale a pena stressar...
bjx...

carla disse...

olá
Helena ,antes de mais quero dizer-te que fizeste muito bem em esclarecer tudo, é horrivel quando as pessoas se dão ao trabalho de comentar sem se identificar...mas enfim, há de tudo!
eu vou ser sincera,não gostava de ver os meus trabalhos copiados... podem até me chamar de "comixoza" mas sou assim,e também não copio nada a ninguém.....
há pouco tempo passou-se o mesmo com a Vera das bonequinhas de missangas,mas acho o caso dela diferente, havia moldes e esses moldes existem em inumeras revistas e qualquer pessoa pode ter acesso a elas.... neste caso ,não quer dizer que a Helena das Xerangas o tenha feito com intuito de lucrar com os artigos mas tirou ideias de outros artistas e devia tê-lo dito.
todas fazem trabalhos lindos e todas merecem destaque ,não precisamos de andar zangadas ,nem ofendidas......

beijos da carla***

MacroArt disse...

Helena, como já diz o velho ditado "Vozes de burro não chegam ao céu!". Pessoas como estas (a) não merecem o nosso respeito, nem sequer qualquer tipo de resposta aos comentários tão tristes e reles que fazem. Helena, tens muita gente que gosta de ti e te admira pelo teu talento e criatividade. Não dês importância a estas pessoas que estão completamente corroídas pela inveja que sentem e/ou pelo insucesso das suas vidas.
És uma pessoa fantástica e vais continuar a sê-lo! Os teus trabalhos são perfeitissímos e eu sou testemunha disso.
Como dizem os brasileiros "Bola para a frente!" :) Não vale a pena enervares-te por causa disto.

Beijinho muito grande para ti*

Diana

papoila disse...

Ola... Helena...
Eu sou recente na blogesfera... Confesso que já gostei mais disto do que agora... em tão pouco tempo... ja vi... tantos mal entendidos.... tantos comentários maldosos.... tantas réplicas de trabalhos.... etc... etc.... tenho o meu blog.... e la coloco as minhas pecinhas....
Confesso que visito muitas vezes os blogs das helenas e não deixar de o fazer....

Adoro os seus trabalho.... e a sua frontalidade....

Bjs...

.: SashaSyl :. disse...

Boa tarde, Helena

Gosto bastante dos seus trabalhos e da forma simpática como acarinha quem entra em contacto consigo.

Contudo, neste aspecto, acho que não era necessário este post para esclarecer algo que a própria Helena da Xeranga já esclareceu em data anterior à sua. Acho que chover no molhado só traz dissabores e tensões sem sentido…

O que mais desejo é que ambas continuem a produzir tão bem e tão maravilhosamente como até aqui, para que todas nós nos possamos encantar com os vossos trabalhos.

Cumprimentos sinceros

Sílvia

Coisas de Mulher disse...

Muito obrigada pelo seu comentário Sílvia.

O que a Sílvia não sabe, é que antes da Helena escrever aquele post, eu já lhe tinha dito que estava a preparar o meu...

Se ela tb quis escrever sobre o assunto, eu não tenho nada a ver com isso.

Mas não ia deixar de fazer o meu, só porque ela postou primeiro.

Cada uma faz o que quer no seu blog, não acha?
Beijinhos e obrigada.

Juka Biju disse...

Helena,

100% de acordo...

Mas vamos fazer prevalecer as amizades!!

Que no nosso ponto de vista é o k se leva melhor desta vida!

Beijokas

***SUBIJU*** disse...

Amiga desculpa mas estou a leste de tudo... Não sabia que tinha havia desse tipo de comentários. É muito chato muito frustrante e deixa uma pessoa muito em baixo. Eu gosto muito de ver os blogs de todas vocês acho tudo tão lindo e quem me dera ter assim tanto jeito tanta inspiração... Mas não se pode ser perfeita. Mas acho que tu fazes coisas muito originais e diferentes... E claro que devem respeitar o teu estilo... Há tantas maneira de criar tanto material e quem cria tem originalidade não cria copiando os outros... A ideia vem conforme temos o material à nossa frente... Aí sim é criar... E tu já tem um estilo... E um estilo lindo... Força amiga não te deixes levar pela inveja dos outros.
Beijokas...

eu disse...

Oh..Leninha.
Este é um assunto que está já imensamente debatido e que por vezes nem vale a pena nos cansarmos a falar dele. O meu blog então tem imensos posts a falar do assunto. Umas vezes por me ter tocado na pele, outras, porque me insurjo por situações idênticas com artesãs, cujo trabalho tanto respeito.
Tranquila, pois o mérito mede-se pelo bom trabalho e isso tu tens de fartura e ainda há 2 dias o disse num blog que visito também diáriamente (e que tem sofrido, penso, o mesmo que tu) que a inveja é dos piores sentimentos e isso faz com que se viva e se durma a pensar do sucesso do vizinho do lado...É triste, mas penso ser a mentalidade de grande parte deste universo que por aí deambula de blog em blog. Apesar de uma grande mairoa ser e agir diferente, pois porque ainda há muita gente boa..acredito nisso!

Continua, pois quem é bom é bom SEMPRE..acima de toda e qualquer coisa ;)

beijo grande

Sonia M.

Anónimo disse...

Olá Helena...

Acho k é desnecessario debater mais este assunto pois já foi bastante debatido, mas tenho mesmo que dizer algumas coisitas... quero dizer que adoro os teus trabalhinhos, são lindos e, como sabes, és a minha musa inspiradora... hihi... acho as tuas peças lindas, mas jamais copiarei alguma... ñ só para ñ te "roubar" as ideias mas porque nem eu me sentiria bem, afinal a ideia ñ seria minha... mas as tuas peças dão-me sim, milhentas ideias para novas peças, nunca iguais, mas com aspectos similares... Tu sabes isso, fui a 1ª pessoa a dizer-to e ñ me pareceu k te importasses nem um pouco, foste até bem simpática comigo...

Eu sei k ñ te importas k se inspirem nas tuas peças e agradeço-te por isso... Eu também ñ me importarei se alguém se inspirar nas minhas, seignifica que são bonitas...

mas sou sincera... Se alguém fizesse colares demasiado similares aos meus, ou copiasse algo tão caracteristico das minhas peças, eu tbm ñ gostaria...

no entanto acho que estas coisas ñ podem interferir na amizade e camaradagem k se partilha por cá, tu e a helena da xerangas fazem coisas lindas e neste pequeno grande mundo há lugar pa todas nós...

um grande beijinho e...
vai ao meu blog que tens lá uma surpresa... uma nomeação pó teu blog... acho k vais adorar...

Bjo!!!

Anónimo disse...

ola helena!
concordo contigo nas tuas palavras, mas... tb continuo achar que por vezes as pessoas tem ideias parecidas se terem cruzado... e dou te um exemplo... eu tenho ate faço colares parecidos com o de algumas meninas...e no entanto nao tirei a ideia de nenhum blog... acredito que haja coincidencias... pois foi mt depois de ter o meu blog e ja ter peças feitas que comecei aperceber me da quantidade de blogs que existem... por isso por vezes temos de dar o beneficio da duvida...
bjs com carinho

Faz de Conta disse...

Olá Helena!
Eu assino por baixo!
Acho que tens uma visão muito correcta da diferença entre inspiração e plágio.
Eu também me apaixono muitas vezes por peças que vejo pela blogsfera... mas não as copio... compro-as para mim!!! E tivesse eu mais €€€ que o carteiro não me largava a caixa do correio!!!

Bjos e boa continuação!
Carla

Rita disse...

Ultimamente e apesar de andar um pouco longe dos blogs em termos de comentários, tenho visto cada vez mais cópias, algumas completamente iguais de muitos trabalhos que por aí circulam. Não falo apenas em bijuteria, mas também no género de trabalho que realizo no "Atelier Mil Cores". Infelizmente há pessoas que não têm imaginação e limitam-se a copiar a ideias dos outros... e descaradamente! Esse factor ultimamente tem-me corroido bastante, mas o melhor mesmo é não ligar, pois quem faz um bom trabalho é sempre, de uma maneira ou de outra, recompensado. Continua com o teu bom trabalho... aí sim és reconhecida. Um beijinho!

Flor do Céu disse...

Oi Helena...
Um certo dia, queria fazer uma flor de crochê para colocar no cabelo e ela sempre saia torta, aí resolvi procurar em sites de revista de crochê algum molde, nada. até que depois de muito mecher, encontrei o blog Feiticeira das Agulhas, e .. clicando de link em link, conheci este mundo cheio de cor e muita criatividade, entao resolvi ter um para poder postar o que eu sabia fazer que são bijouterias e algumas costurinhas. Fiquei maravilhada com o que vi, tanto que ja cheguei por vezes a amanhecer o dia na frente do computador. Vcs usam muito contas em fimo (que nao sei o que é) mas acho lindo, e fazem maravilhas no feltro (coisa que aqui na minha região nunca vi).
A Flor de croche que tanto tentei, mamae faz pra mim . Mas sem duvida, foram estes blogs, que despertaram em mim um outro jeito de ver as cores, me inspirando mais e mais.
Parabés seus trabalhos são lindos!É isso aí,pra que copiar se podemos fazer de muitos outros jeitos.!??

BokwusCrafts disse...

Olá Helena, mais uma vez venho eu atrasada ;P apesar de só agora comentar segui mais ou menos este post e a sua evolução. Enfim... há que inspirar, criar e sem copiar!